quarta-feira, 8 de julho de 2009

Webquest - Aprender na Web!


Olá a todos!

Hoje venho dar-vos a conhecer mais uma das modalidades que o mundo frenético da internet oferece, a webquest, uma metodologia de pesquisa orientada da Web, cujos recursos utilizados se encontram na esfera pública da World Wide Web. A webquest, enquanto estratégia surgiu em 1995 na San Diego State University pelas mãos do professor Bernard Dodge, juntamente com o seu colaborador Thomas March, no domínio de uma disciplina tecnológica.

A webquest é um recurso lúdico e didáctico que permite aos alunos desenvolverem tarefas contextualizadas de investigação utilizando recursos de pesquisa da internet, ou seja, é uma forma de integrar as tecnologias na sala de aula. Tratam-se de desafios intelectualmente motivadores, propostos pelos professores para que os alunos os resolvam colaborativamente em grupo.

Os professores ou outros educadores para desenvolverem uma Webquest necessitam de criar um site que pode ser constituído com um editor HTML, um serviço de blog ou até mesmo um editor de texto que possa ser salvo como página na Web. De seguida terão que criar uma espécie de aventura ou desafio que os alunos terão que resolver mediante uma série de links seleccionados pelo professor, com a informação adequada de forma a puderem responder ao desafio proposto. Esta selecção dos recursos terá de ser feita de forma cuidadosa, e a sua informação terá que ser directa, o objectivo é colocar os estudantes a refectirem e sintetizarem a informação, e por isso, necessitam de uma orientação segura. Caso os docentes não encontrem recursos adequados, com informações viáveis podem eles mesmos criarem uma página na web onde reunem o conhecimento necessário. Assim o processo de pesquisa de informação é orientado pela própria actividade, o que faz com que os alunos não se percam nesse trabalho e que tenham a garantia da qualidade do conteúdo dos sites, pois foram validados por quem propõem a actividade.

A webquest segue uma lógica estruturada de passos progressivos são eles, a introdução, a tarefa, o processo, os recursos, a avaliação e a conclusão. A introdução é uma pequena explicação do desafio que se pretende resolver, enquanto a tarefa se baseia na proposta de trabalho, que será desenvolvida a partir dos recursos apresentados, que são as fontes de informação necessárias para construir a tarefa. No que diz respeito ao processo, esse constitui uma explicitação dos procedimentos e/ou passos a dar com vista à resolução da aventura. A avaliação incide sobre os critérios e cotações para medir os resultados da actividade e a conclusão é uma espécie de resumo da actividade, podendo lançar futuros e novos enredos, de forma a despertar a atenção e a curisiodade dos alunos.

Esta estratégia educativa reune uma série de finalidades pedagógicas, a saber: a utilização das tecnologias, o fomento da síntese, a promoção do trabalho em grupo, a selecção adequada da informação, e a promoção da criatividade. Para os professores é uma estratégia apelativa de partilha de informação, que possibilita colocar os alunos, mais próximos das fontes de informação.

Permitam-me uma sugestão, se quiserem saber mais sobre as Webquests consultem o site desenvolvido pela Universidade do Minho: http://www.portalwebquest.com/


Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest

Sem comentários:

Enviar um comentário