quarta-feira, 8 de julho de 2009

STOP ao Cyber-bullying!




O Cyber-bullying envolve a utilização de tecnologias de informação e comunicação, como a internet e os telemóveis, para apoiar de forma deliberada e repetida, comportamentos hostis e até violentos face a um indíviduo ou a um grupo de sujeitos. Trata-se de uma situação em que a criança ou o adolescente é repetidamente atormentado, humilhado, perseguido e envergonhado por outra criança ou adolescente, ou então por grupos de adolescentes organizados usando mensagens de texto, e-mails, mensagens instantâneas ou qualquer outro tipo de dispositivo digital.

Os casos de Cyber-bullying têm vindo a crescer nos últimos anos, segundo um estudo da Harris Interactive de 2006, cerca de 43% dos adolescentes dos E.U.A sofreram actos de Cyber-bullying. É uma percentagem significativa que demonstra que muitas crianças e adolescentes sofreram ou sofrem com a intimidação electrónica. É uma realidade preocupante que tem efeitos multiplicadores no seio dos jovens portugueses.

Os praticantes de Cyber-bullying utilizam contas de e-mail temporário com pseudónimos, programas de mensagens instantâneas, mensagens de telemóveis cujos identificadores são desconhecidos, e a Internet para permanecerem no anonimato, para mascararem a sua identidade e para se livrarem de qualquer tipo de condenação. São jovens com intenções maliciosas que utilizam as tecnologias de forma desviante. As tecnologias são vistas como um espaço propício, onde facilmente se podem criar novas identidades, para ameaçar e insultar jovens e crianças. Assim o Cyber-bullying penetra no interior da casa dos adolescentes, um espaço tradicionalmente representado como um refúgio, sem qualquer tipo de controlo, e nem mesmo em casa os jovens se sentem seguros, são constantemente perturbados. Este fenómeno acarreta efeitos nocivos para as vítimas, estes possuem, normalmente, baixa auto-estima, ideias suicidas, uma variedade de respostas emocionais, como o medo, a raiva, a depressão e a frustação, e começam a isolar-se evitando os amigos e as actividades.

No entanto, importa salientar que o Cyber-bullying não afecta só os adolescentes e não se centra apenas em ataques pessoais, também os adultos podem ser um alvo de calúnias no seu local de trabalho através de sites, blogs ou comentários negativos sobre as suas funções laboriais, afectando, por sua vez, a sua reputação e segurança.

É preciso, URGENTEMENTE, sensibilizar os nossos adolescentes para o Cyber-bullying e para as suas consequências, de forma a evitar o sofrimento e até a morte de crianças inocentes que ainda não possuem armas emociais consolidadas para lidarem com este tipo de situação. Os pais e os educadores não podem ficar indiferentes às suspeitas de Cyber-bullying devem apoiar as crianças e combater este tipo de ameaça electrónica apetrechando e alertando os jovens para seus os efeitos nocivos. Enquanto leitor pense nisto, amanhã pode ser um amigo, um irmão, ou um filho a sofrer com Cyber-bullying, reflicta neste assunto e divulgue a mensagem aos seus amigos e familiares! O objectivo é criar uma corrente crítica contra este fenómeno de forma a consciencializar os indíviduos e minimizar os seus efeitos.

Abaixo o Cyber-bullying!


Fontes: https:/.../cyberbullying2_05-full%3Binit_.jpg

wikipedia.org/wiki/Cyber-bullying

Sem comentários:

Enviar um comentário