quinta-feira, 9 de julho de 2009

As tecnologias como parte integrante do nosso quotidiano! Será bom?


Olá caros leitores!

Hoje quero alertar-vos para a necessidade quase doentia, que temos face às tecnologias. Quantas vezes vocês se esquecem do telemóvel e sentem que não estão bem? Que falta qualquer coisa muito importante? Quantos dias passam sem utilizarem o computador? Sem ligarem a Internet? Sem primirem o botão da televisão? Sem ouvirem música no telemóvel ou no mp3?

Pois bem, tenho quase a certeza que as respostas passam por tempos muito curtos, pois todos os dias lidamos com a tecnologia e criamos, cada vez mais, uma relação de dependência. O mais surpreendente é que nem nos apercebemos dessa dependência que está tão enraizada nos nossos hábitos. Aqueles que já reflectiram sobre o assunto não lhe dão muita importância, ou então, não reunem esforços para combater esta dependência.

Pensemos nas nossas crianças: estas passam sem dúvida alguma, mais tempo no computador ou a utilizar o telemóvel, do que a estudar ou a ler, ou então, a brincar. Preferem falar através do teclado do computador pelo messenger, do que chamarem um amigo para conversarem. Preferem fazer amigos pelo telemóvel ou pelo computador, do que sair de casa e conhecer novos amigos. Preferem criar relações de afectos pelo ecrã do computador, em vez de abraçarem um amigo ou familiar.......

Até onde irá parar esta nova realidade tecnológica? Não saberão as nossas crianças conversarem, ou escreverem adequadamente e, não por abreviaturas? Não saberão transmitir afectos senão pelo ecrã do computador? Esta nova realidade irá trazer graves problemas nas gerações futuras, os efeitos começam a fazer-se sentir: encontramos cada vez mais, as crianças isoladas, deprimidas, aborrecidas e tristes. Será que ir brincar para rua será assim tão mau? Quantas vezes nos bate aquela saudade da nossa infância, das brincadeiras na rua? Será que as crianças de outrora eram assim tão infelizes por não terem telemóvel ou computador? Pensem neste assunto!

Não quero com isto dizer que as tecnologias sejam nocivas, antes pelo contrário são bastante úteis e devemos utiliza-las de forma correcta. Cabe aos educadores, juntamente com os pais intermediar a relação dos alunos com as tecnologias, tentar colmatar os efeitos negativos desta dependência através da consciencialização das nossas crianças para o perigo das tecnologias. Será bom deixar as nossas crianças sozinhas perante o mundo da internet onde pessoas maldosas os tentam aliciar? Será bom as crianças passarem horas a fio a jogar no computador, criando uma relação de dependência? Pois bem, a solução não passa por proibir os adolescentes de utilizarem as tecnologias, porque isso seria impossível, pois na escola, no café ou na casa de um amigo facilmente têm acesso a este mundo electrónico. A solução reside em apetrechar as novas gerações de informação para que possam elas mesmas tomarem decisões consciente e seguras. Dota-las de ferramentas e espírito crítico que lhes permita filtrar a informação à qual estão expostos. O lema é informar para formar!

Fonte: www.interactions.org/.../images/world_700.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário