quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Mundo da Internet!


A Internet é um meio de comunicação muito atraente, uma vez que, é rápido, económico e eficiente, que não necessita de intermediários, nem cria barreiras no tempo e no espaço. Possibilita o contacto entre as pessoas em qualquer lugar do mundo, permitindo a partilha de ideias, a troca de informações e a participação em debates da actualidade. À distância de um clic disponibiliza informações sobre todos os assuntos, oferecendo a consulta e a visita virtual a vários recursos como os museus, as enciclopédias, os dicionários, as bibliotecas, entre muitos outros. Sendo desta forma, um bom auxiliar na realização de pesquisas para trabalhos escolares, e um espaço de excelência para a escrita e a leitura. Trata-se de uma esfera pública que permite igualmente, efectuar compras, aceder a serviços bancários, e até a participar em formações à distância. É, simultaneamente, uma nova forma de manifestação e de exercício da cidadania. Por todas estas potencialidades o mundo da Internet fascina cada vez mais os cibernautas. Mas este meio de comunicação pode favorecer comportamentos e utilizações desviantes. O público mais vulnerável são sem dúvida, os adolescentes. Segundo dados recentes os jovens portugueses conhecem os perigos da Internet mas admitem ter comportamentos de risco. Através de um inquérito realizado pelo Eurobarómetro a jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, estes apesar de terem um grau elevado de conhecimento dos riscos do mundo da Internet, como os contactos com estranhos, os vírus ou o roubo e disfarce de identidades, assumem ter comportamentos de risco. O mais preocupante é que afirmam que se precisarem de ajuda recorrem, em último recurso, aos pais e aos educadores, os amigos serão a opção primordial.

Não nos podemos esquecer que a Internet é um espaço virtual que disponibiliza, ainda que informação viável, conteúdos impróprios como pornografia, pedofilia, promoção de racismo, de xenofobia, de violência, e conteúdos que promovem práticas de risco de saúde tais como a bulimia e anorexia. Os frequentes contactos mal-intencionados constituem, analogamente, um perigo, pois podem estabelecer uma ameaça à segurança física e psicológica dos nossos adolescentes, bem como podem conduzir a situações de fraudes e extorsões ilegítimas.

No que diz respeito ao comércio, é importante alertar para a existência de práticas comerciais e publicitárias não éticas, podendo mesmo ser ilegais. Esta forma de comércio ilegal passa pela venda de produtos proibidos, pela disponibilização de dados pessoais, pela venda a crianças e jovens de produtos não autorizados a menores e facilita compras não autorizadas.

Perante tais perigos, o certo é que os nossos adolescentes têm comportamentos irresponsáveis, compulsivos e ilícitos que podem conduzir a danos próprios ou a terceiros, ou até mesmo a situações de dependência. Eticamente importa também alertar para o copyright que consiste num desrespeito pelos direitos de autor e numa reprodução ou distribuição ilegal de conteúdos. Esta situação pode acarretar graves problemas ilegais e financeiros.

Certamente todos sabemos que dificilmente podemos combater estes perigos e colocar as nossas crianças a salvo, por isso, é preciso que os pais, enquanto formadores, tomem alguns cuidados importantes, tais como: ficar alerta para os períodos de tempo de navegação na Internet, estranhar a insistência de isolamento, a mudança rápida de página aquando a chegada de um adulto, a preocupação em apagar o histórico de navegação, a revolta perante assuntos relacionados com os perigos da Internet, e em casos extremos, instalar softwares de filtragem, bloqueio e monitorização de sites. No entanto, a solução mais eficaz é dotar os nossos adolescentes de informação sobre o assunto. Neste âmbito a escola e os educadores têm um papel fundamental e devem consciencializar os alunos para os perigos da internet e responsabilizá-los pelos seus actos neste domínio. Para tal devem conversar com os alunos alertando-os para a problemática, devem consciencializá-los para os direitos de autor e para o plágio, e devem alertá-los para questões como o cyber-bullying.

Assim teremos que todos em conjunto, proteger os nossos adolescentes destes incontroláveis perigos do mundo da internet, informando-os e educando-os!



(No âmbito da unidade curricular de tecnologia educativa da autoria da Professora Doutora Maria João Gomes).

bp3.blogger.com/.../s1600/Veja%2Binternet.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário