sexta-feira, 10 de julho de 2009


Olá novamente!

Ainda nesta perspectiva de procurar perceber como a utilização de tecnologias integradas na sala de aula favorece o envolvimento dos alunos e possibilita uma maior eficácia nas suas aprendizagens, hoje venho falar-vos dos quadros interactivos.

Os quadros interactivos são dispositivos de apresentação que possibilitam a projectação de imagens retidas num computador para um quadro através de um projector digital. Utilizando a caneta de interacção ou o rato do computador, os professores e os alunos podem exectuar aplicações directas no quadro interactivo, de forma a proporcionar um ensino interactivo e participativo. Este recurso didáctico permite criar um ambiente dinâmico e interactivo na sala de aula envolvendo os alunos e incitando a sua participação. Esta nova realidade electrónica que tem vindo a substituir os quadros pretos e os quadros a caneta, constitui mais um recurso informático que pode e deve ser utilizado no universo escolar, de forma a tornar o ensino cada vez mais, atractivo. Os professores devem utilizá-lo, mas devem igualmente, apostar na formação técnica desta ferramenta, de modo a usufruir de todas as potencialidades que este oferece. Mas mais uma vez, trata-se de uma ferramenta que visa auxiliar o professor e não substitui-lo, e como o próprio nome indica incita à interacção, neste caso entre o professor e os alunos.

É fundamentalmente, de mais uma inovação tecnológica usada em prol da construção de um ensino mais activo e construtivista!


Fonte: smart.ccems.pt/OQueE.5.jpg


Sem comentários:

Enviar um comentário