sexta-feira, 27 de março de 2009

No seguimento da última mensagem, aqui fica registada uma pequena reflexão sobre a tecnologia no sistema de ensino português:
É cada vez mais frequente o interesse e o uso das novas tecnologias por parte dos nossos alunos, não só como um meio lúdico, mas como um recurso de pesquisa de fontes e informação para os trabalhos escolares. A Internet juntamente com a Multimédia são recursos muito vantajosos e frequentemente utilizados pelos alunos. A par desta nova realidade, a escola "resolveu" transportar a tecnologia para o meio escolar em prol do ensino, no sentido de melhorar o processo ensino-aprendizagem e de o tornar cada vez mais atractivo e intelectualmente desafiador.
Assim a tecnologia é vista como um suporte ao ensino presencial, como um apoio ao ensino à distância e como um recurso de auto-aprendizagem. No entanto, existe uma grande resistência por parte da classe docente no seu uso, ou por falta de formação ou porque desvalorizam as potencialidades dos meios tecnológicos.
Nos últimos anos tem vindo a notar-se um interesse crescente pelo uso das novas tecnologias do ensino instigado, muito em parte, por forças políticas e, desta forma gradualmente as tecnologias são introduzidas no contexto escolar. A classe docente progressivamente adapta-se a esta realidade, por vezes não da melhor forma, uma vez que, recorrem às novas tecnologias porém não como um suporte educativo, mas como um meio de substituição da sua função. Em simultâneo persistem no uso do método expositivo e passivo do acto de ensinar. Pergunto se conseguem introduzir as novas tecnologias nas salas de aula porque não mudam o método tradicional de ensino? A solução reside na mudança!! Mudança para um ensino activo em que o aluno, ainda que orientado pelo professor, constrói o seu conhecimento e, é o protagonista do seu processo ensino-aprendizagem.

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